04 maio 2017

Curso de extensão do Gabinete Português de leitura



Olá, queridos!

Eu estou participando de um curso de extensão muito bom no Gabinete Português de leitura no centro do Rio de Janeiro que vale muito a pena fazer! O curso tem a temática "Amores Impossíveis" na literatura Portuguesa,  é gratuito e ministrado por professores renomados da USP, UFRJ, UFF e UERJ.



Cada quarta-feira dois professores falam sobre autores portugueses, leem textos ou trechos de romances lusitanos e argumentam bastante sobre o assunto. O que eu mais gostei foi da liberdade que os professores trataram assuntos como repressão sexual, cultura machista, tragédias românticas, religião entre outros assuntos.

As aulas estão acontecendo no Liceu literário Português que é lindíssimo! Assim que eu entrei no auditório, fique espantada com tamanha beleza do local. A sala é ampla, aconchegante e o mosaico central tornou o curso ainda mais charmoso e interessante.




Ontem, o professor da UERJ Sérgio Nazar David ministrou uma aula espetacular sobre o autor português Almeida Garrett e focou no livro Frei Luis de Souza. O papo foi tão bom que eu sai da sala com vontade de investigar a vida do autor e comprar todas as suas obras. Eu gosto tanto de assistir aulas de professores apaixonados pelo que ensinam, pois consigo aprender mais e de uma certa forma eles transferem o amor pelo assunto para os alunos, com isso todos saem ganhando.


Eu fiz uma Pós-graduação uma vez sobre Literatura e saia das aulas cansada e sem a menor vontade de pesquisar sobre os autores citados. Na época, achei que eu não deveria estudar literatura portuguesa e desistir da ideia de fazer Mestrados na área, porque eu ouvia o professor falar e aquilo não fazia sentido. Neste curso, eu percebi que não era eu que não entendi e sim alguns professores que despejavam seus conhecimentos só para cumprir horário e pronto.

 Quando o professor tem paixão por lecionar e  tem interesse em fazer com que os alunos gostem da sua matéria, as engrenagens rodam com mais força e o conteúdo é transmitido e entendido com mais facilidade.

Então, se você já se decepcionou com uma matéria e se culpou por não ter capacidade de aprender, pense melhor e dê uma chance ao aprendizado. Um bom professor faz toda a diferença e acredito que isso aconteça com todos os conteúdos seja na Literatura ou na Engenharia.

Beijos,


Nenhum comentário

Postar um comentário

© AUTORA CAROL ESTRELLA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por