11 abril 2017

Não tenho filhos e coloquei o Mirena. E agora?


Em uma galáxia distante, em uma conversa nada distante e bem real, Carolina passou esta situação com vários médicos:
- Doutor, eu quero colocar o Mirena.
- Você tem filhos? É casada?
- Não e não quero ter no momento. Quero casar, mas não no momento.
- Você tem 26 anos, não tem filhos e quer colocar Mirena?
- Sim. Algum problema?
-Todos, minha filha. Mirena é só para quem teve filhos. Se você quiser eu coloco em você, mas primeiro tenha filhos e depois volte aqui. A melhor coisa é fazer filhos logo e depois se preocupar com esses métodos contraceptivos.


Oi? Foi isso mesmo que eu ouvi? O médico me aconselhou a ter filhos, como se criar um ser humano fosse a tarefa mais fácil do mundo e fosse algo totalmente banal.

Sabe o que mais me incomoda? 

É que eu fui em vários ginecologistas, inclusive mulheres, que não quiseram colocar o diu com hormônios em mim pelo simples fato que eu não tenho filhos e que poderia mudar de ideia a qualquer momento. Eles não acreditaram na minha palavra e teimaram comigo que o melhor para mim era continuar tomando anticoncepcional oral até ter filhos.


Eu não me conformei com esta opinião e continuei correndo atrás de especialistas que aceitassem colocar o Diu em mulher nulíparas, que nunca tiveram filhos. Achava um absurdo a recusa dos médicos em colocar este dispositivo em mim só porque eu optei por não ter filhos agora. Aliás, não só eu, por que o meu namorado também não quer e me apoiou em todos os momentos.

Nós queremos casar e ter filhos SIM, mas não agora! Porém, a sociedade ainda não aceita a escolha de várias mulheres em desenvolver o lado materno mais tarde. Acham que devemos ter filhos novas, se não ficaremos muito velhas para cuidar das nossas crias, ou então nenhum homem vai nos querer aos 40 anos! Temos que nos casar e ter filhos para depois vivermos as nossas vidas.

É tanto machismo e tanto preconceito que eu fico desnorteada e sem saber como agir em várias situações, mas não desisti de correr atrás do que eu achava certo para mim.

Porque se eu fosse na onda dos médicos, eu estaria grávida só para “me livrar disso” e seguir em frente. Como se ter um filho fosse algo fácil e descartável.

Eu queria colocar o Mirena e encontrei uma médica, muito boa, atenciosa e muito conceituada que coloca este método em qualquer mulher que tenha indicação clínica, pois existem alguns casos que não podem usar o Diu.

Quando finalmente tomei coragem e marquei a minha inserção encontrei um monte de mulheres falando mal do método e outras tantas me questionando novamente por que eu não tinha filho logo e depois pensava nisso. Li artigos, pesquisei em sites médicos, conversei com a minha médica diversas vezes, fiz exames, conversei com outras mulheres que usam o Diu e por fim vi que era mesmo o melhor método certo para mim e fiz a inserção sem medo de ser feliz.

Falaram tanto que meu útero não ia receber bem, que eu ia ter forte dores, que os riscos eram enormes, mas só se esqueceram de dizer que eu não teria mais cólicas fortes, meu fluxo de sangue diminuiria bastante, que eu não sentiria dor nenhum na inserção e que a minha libido continuaria a mesma. Sim! Descobri que a minha libido tem mais a ver com o meu autoconhecimento do que com o método anticoncepcional que eu uso!

É claro que eu tive uma reação positiva ao Diu e por enquanto está dando tudo certo, mas eu sei que existem mulheres que não se adaptaram, outras já engravidaram com o método e um monte de outros depoimentos importantes sobre o assunto. Só que eu acho que devemos compartilhar boas experiências também para que as mulheres não se sintam sozinhas e enxerguem outras opiniões se não aquelas que a maioria dos médicos "amigos" falam.


Espero ter ajudado algumas mulheres. Quem quiser deixar o seu depoimento, fique à vontade nos comentários!

Quem quiser conversar com outras mulheres sobre este assunto entre NESTE GRUPO AQUI!  É um grupo muito organizado no facebook sobre o Diu. Só peça para entrar, se você realmente quiser fazer parte, não entre no grupo para criticar quem usa o dispositivo. 

Beijos,

Nenhum comentário

Postar um comentário

© AUTORA CAROL ESTRELLA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por