28 março 2017

Bolsas de mestrado para estudar na Espanha





Olá, galera!

Hoje eu vou falar um pouco sobre a feira de intercâmbio da Espanha que participei semana passada e sobre as bolsas de mestrado e pós-graduação da Fundación Carolina.

Encontrei a Fundación por acaso e fiquei encantada com a ideia da instituição e com todo o processo para conseguir uma bolsa. Vocês sabem que existem muitas bolsas de estudos espalhadas por vários países, mas na maioria das vezes é difícil reunir todos os documentos, traduzir e tirar os certificados a tempo das inscrições nas Universidades.

A Fundación Carolina simplificou este processo e ainda se ofereceu para assessorar todos os alunos que conquistarem as bolsas através do projeto. Achei muito interessante porque deste jeito podemos focar nos estudos e não ficar desesperado atrás de documentos. Eu confesso que tinha medo e receio de me aplicar em um processo de bolsas por pura falta de informação, mas depois que comecei a pesquisar sobre o assunto na internet tudo ficou bem mais fácil.
Foi pesquisando sobre cursos de graduação em Portugal que encontrei o mestrado na Espanha e outros cursos interessantes.


Sobre as bolsas da Fundação

Eu fiz um vídeo no Youtube explicando um pouco sobre as bolsas. Se você estiver interessado vale a pena assistir, mas basicamente, são bolsas de mestrado, pós-graduação, doutorado, pós-doutorado, mobilidade para professores e, a mais legal de todas, bolsas para empreendedores. 
Quem quiser saber mais detalhes leia esta página AQUI.

Atenção! As inscrições vão até o dia 06/04!

Todos as pessoas portadoras de diploma Universitário de países latinos podem participar do processo. A concorrência é grande, mas se não tentarmos nunca vamos saber se seremos aprovados.




Eu me apliquei para as bolsas de pós-graduação em Jornalismo e estou torcendo para ser aprovada, pois achei os cursos incríveis e seria maravilhoso poder passar por esta experiência!

Uma dica para quem tem vontade de fazer mestrado na Espanha é estudar muito o espanhol, porque mesmo que alguns cursos não cobrem certificados é sempre bom chegar ao país falando e compreendendo bem o idioma para poder aproveitar ao máximo os ensinamentos dos professores e poder se relacionar com outros estudantes. É horrível ir para um país sem saber falar nada, eu pelo menos, me sinto surda e muda.

Para ficar com o espanhol afiado vale a pena:

1) Ver filmes em espanhol 
Em breve terá post no blog com dicas para assistir na Netflix.
2) Ler livros em espanhol 
Na Amazon tem várias opções de ebooks em espanhol de GRAÇA. Vou fazer uma seleção, mas vocês já podem ir xeretando no site.
3) Assistir Youtubers espanhóis 
Os meus preferidos são a "Bicheando libros" e o "Wismichu".
4) Ouvir podcasts em espanhol 
Baixe o aplicativo Ivoox e escute tudo de graça. É só escolher os seus temas preferidos e assinar os programas.

Sobre a feira "Estudiar en España"

Salão do Instituto Cervantes

Estudantes tirando dúvidas com os representantes das Universidades Espanholas

A feira aconteceu no dia 18/03 no Instituto Cervantes em Botafogo no Rio de Janeiro. Para a minha surpresa, o espaço estava lotado de jovens, adolescentes e adultos. Muitos pais estavam acompanhando os filhos e buscando informações sobre cursos de verão e graduações e outros estavam buscando informações de mestrado e pós-graduações. Afinal, os pais também merecem estudar!

A feira com os estandes das Universidades ficou no primeiro piso e no segundo aconteceram as palestras sobre bolsas, vistos, pesquisas e outros assuntos. Todas as palestras lotaram em questões de minutos e tinha muita gente interessada em estudar na Espanha. Muita gente mesmo!



Os representantes das Universidades foram muito simpáticos com os brasileiros e deram várias dicas para quem tem vontade de estudar no exterior já ir se preparando para as inscrições. A maioria abre Abril e encerra em Junho. Algumas exigem o nível B2 de espanhol, outras dão bolsas de auxílio alimentação e moradia e outras dão bolsas integrais. Vale a pena pesquisar no site de cada Universidade e ver o que elas oferecem de melhor.



Os cursos de verão da escuela de verano da Universitat Rovira i Virgili me chamaram muito a atenção. Se eu não estivesse tão focada na pós-graduação faria um curso só para ver como é. Quem quiser saber mais informações é só entrar no site: www.escueladeverano.urv.cat

É isso! Espero que tenham gostado e eu quero muito de conhecer pessoas que já foram bolsistas da Fundación Carolina ou de Universidades espanholas! Por favor, deixem seus depoimentos nos comentários!:D

Beijos, 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© AUTORA CAROL ESTRELLA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por