12 julho 2016

Cuidado com as propagandas enganosas!


Desde que fiz reeducação alimentar, eu aprendi a olhar os rótulos dos alimentos industrializados para ver o que realmente eu estava consumindo. Muitas vezes compramos pão integral puro com farinha branca enriquecida em ferro, compramos produtos diets/lights com mais adoçante do que a receita normal com açúcar ou então chocolates e bolos que são puro açúcar. É sempre bom ficar de olho nas embalagens e prestar atenção para não comprar algo que prometem fazer bem, mas na verdade faz muito mal.


Esta semana eu fui ao Starbucks tomar um suco que gosto muito de limão com frutas vermelhas. A tradicional Pink lemonade. Quando estava tomando reparei que o rótulo dizia em letras grandes que o suco tinha só 55kcal em 200 ml e logo abaixo diz que o copo contém 330ml.
Apesar da empresa informar a quantidade de ml do copo achei a informação do rótulo confusa e até mesmo enganosa, porque o ideal seria informar a quantidade de calorias de 330 ml e não de 200ml. Quem compra um suco e bebe só 200 ml? 


Uma pessoa desatenta, provavelmente vai olhar as calorias e comprar achando que tem menos do que os outros sucos porque a propaganda a convenceu disso. Note que eles destacam as calorias lá no topo do rótulo e colocam “Apenas” 55kcal.

Curiosa para saber quantas calorias tem no suco todo, procurei os ingredientes e encontrei o valor exato de 92 kcal. Este valor estava escondido na lateral e provavelmente a pessoa só veria esta informação quando estivesse tomando o suco, que foi o meu caso.


Eu gosto do suco, mas perdi até a vontade de tomá-lo. O que me irritou foi o fato da empresa destacar algo só para confundir os clientes e fazê-los comprar por impulso. Se você for no mercado vai ver um monte de propagandas assim, principalmente em mercados com grandes promoções.
Fique muito atento ao famoso "compre 3 e pague 2 ou ao compre 2 e pague 50% do outro." Já cansei de ver produtos superfaturados só para essas promoções. Quem nunca ouvir falar da blackfraude no Brasil? Muitas empresas participam da blackfriday, ou sexta-feira negra, e colocam os seus produtos com 60,70,80% de desconto, mas quando paramos para analisar, encontramos um monte de mercadorias com preços mais altos do que o normal só para valorizar o tal “desconto”.
É claro que tem empresas que são sérias e fazem de tudo para informar o cliente sobre o produto. É por isso que temos que ficar atentos e não nos deixarmos ser enganados por rótulos confusos e muitas vezes mentirosos. Isso sem falar nas fotos de produtos que vimos na internet e quando ele chega na nossa casa é outra coisa ou então fotos lindas de comidas nos cardápios, mas quando você vai comer, a comida não é aquilo que você esperava.

Outro dia eu fui a um teatro que prometia jantar completo com sobremesa, entrada e prato principal enquanto artistas declamavam poesias de poetas brasileiros famosos. Quando cheguei lá ofereceram um sushi de legumes, biscoito com pasta de jiló e um pedaço pequeno de cocada. Para beber, cachaça e água. Sim, tinham crianças na plateia. A faixa etária era livre.


A comida foi o de menos, a decepção maior veio dos artistas que não declamaram as poesias de todos os poetas e ficaram fazendo propaganda do CD que eles estavam vendendo.
Eu que adoro apoiar a arte, poderia ter comprado se eles tivessem feito outra abordagem, mas eu me senti tão enganada que fui embora decepcionada.

Então, é isso. Prestem atenção nos rótulos e não tentem enganar os seus clientes. Uma hora eles vão perceber e o seu negócio pode sofrer consequências bem ruins.

Leiam com atenção a propaganda da foto! hahaha É cada um, viu!


Beijinhos,


Nenhum comentário

Postar um comentário

© AUTORA CAROL ESTRELLA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por