22 junho 2016

Dicas para perder o medo de gravar vídeos



Olá, galera linda!

Para quem não sabe eu tenho um canal no Youtube e gosto muito de gravar vídeos e snaps. Muitas pessoas me perguntam como eu fiz para perder a vergonha de gravar, o medo de gaguejar, errar o texto e não consegui falar nada em frente a câmera. 


Então, eu sou jornalista e fiz Comunicação Social na Universidade Estácio de Sá. Durante a faculdade, eu fiz estágio no programa de televisão Estácio Ativa e aprendi muitas técnicas de dicção, de apresentação, de edição e de como se portar em frente a câmera. O jeito como você se apresenta na para o seu público faz toda a diferença. Você tem que passar uma imagem positiva e segura de si, senão os telespectadores perdem o interesse. 

 Vamos fazer um teste! 

1 - Observe os Youtubers mais famosos.

2- Escolha o seu favorito e observe o modo como ele se movimenta na câmera e fala com o público. 

Você vai ver que a maioria transmite segurança, simpatia e tenta te conquistar com o um jeito forte e influente de narrar a mensagem que ele quer passar.


O Felipe Neto, por exemplo, é polêmico. Então ele fala alto, dá ênfase em algumas expressões e fala olhando direto para a câmera sem desviar o olhar, como se estivesse na sua frente. O modo como ele posiciona a câmera também faz diferença. Isso faz com que o telespectador se concentre no vídeo e não mude de canal.

A maioria dos canais de Youtubers famosos que eu conheço posicionam a câmera e focam na metade do corpo do apresentador para cima. Deste jeito ele cria uma maior intimidade com o telespectador e garante a audiência com mais facilidade. Claro que para um canal fazer sucesso não depende só disso. Existe uma série de fatores que requerem mais atenção, porém preocupar-se com a imagem já é um bom passo para alcançar o sucesso.

Se você tem medo de falar, odeia a sua voz e gagueja em frente a câmera, eu te aconselho a treinar antes de postar algo no Youtube. Primeiro, pare de se menosprezar e se colocar para baixo. Gravar vídeos para o público requer muito amor próprio, porque você vai lidar com críticas negativas e positivas o tempo inteiro e não pode se abater com os comentários de pessoas vazias. Você tem que pegar as críticas, filtrar as interessantes e tentar melhorar. É um jogo de paciência e autoconhecimento, porque você vai ter que editar os seus vídeos e lidar com os seus erros. Na edição você vai ficar com raiva do frizz do seu cabelo, da espinha que teimou em aparecer justamente naquele momento, do jeito que você falou a letra A, entre outras coisas.

A dica é abstrair esses erros na hora da edição e tentar melhorar o que você acha que tem que mudar no próximo vídeo. Agora se você ficar com raiva de tudo o que você faz procure um psicólogo! Eu faço terapia há 7 anos e isso me ajuda bastante. Outra coisa que ouço muito são reclamações sobre a voz. A sua voz não é feia. Se você está gaguejando muito use a técnica da caneta que eu ensinei neste vídeo AQUI >>>


Isso vai te ajudar a falar melhor as palavras e a se soltar. Não adianta! É tudo questão de prática e de planejamento. Se você fizer um roteiro com tudo o que você vai falar no vídeo ficará mais fácil e você cometerá menos erros.

Para terminar não deixe nada te atrapalhar a gravar vídeos e comece gravando sozinho. Sem amigos e parentes por perto. Eles vão te zoar ou vão te atrapalhar durante a gravação. Mostre para eles depois de editado. Isso te ajudar a ter mais confiança no seu trabalho. Claro que há exceções, mas a maioria te enche o saco na hora de gravar ou fica olhando com cara de bobo. hahaha

Se vocês gostaram das dicas escrevam nos comentários que eu faço mais um post sobre esse assunto. E se você tem alguma dúvida deixe nos comentários que eu vou tentar te ajudar. 

Beijos,

Carol Estrella

2 comentários

  1. Oii!
    Muito bom o post..preciso perder esse medo, to pensando em começar a gravar esse ano! =)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!Que bom que te ajudou! Espero que você grave muitos vídeos! Depois passa aqui para deixar o link do canal e do primeiro vídeo! :D

      Excluir

© AUTORA CAROL ESTRELLA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por